quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estou fora da realidade?

Crônica publicada no Caderno D+ do Jornal Estado de Minas no dia 15 de março de 2011.

Hoje me deparei abrindo quatro janelas do Internet Explorer para saber sobre todos os meus meios de comunicação. E fiquei impressionada! Como eu estou ligada a internet por vários canais! Tenho Orkut, Blog, acabei de fazer um Facebook e entro sempre no Twitter, além de ainda possuir o MSN. É impressionante como a internet se alastrou e ''pegou'' todo mundo. Não conheço quase ninguém que não tenha contato com essas ferramentas. E isso significa que se não tiver não existe, está fora do mundo.


E todos os dias surgem novidades, notícias, fotos, fofocas, verdades e mentiras na rede. É preciso sempre avaliar o que se vê, ouve ou lê já que a internet também está multifacetada, ou seja, engloba todas as mídias. Hoje, pela rede, posso ver um filme, escutar uma música, ler um livro e muito mais.

Acredito que apesar de poder conversar nessas diversas plataformas, é preciso cautela. A internet é um vício, porém quem sabe usá-la tem vantagens. E pode usufruir do que ela tem de melhor: a comunicação com milhões de pessoas do mundo inteiro. Isso é fantástico! Como alguém, há cerca de 40 anos, iria imaginar o espaço que essa rede iria ocupar? Quem tinha a ideia de que você poderia falar com uma pessoa que está na Austrália? Isso era impossível e hoje é mais do que banal. Meu primo estava morando lá e eu conversava bastante com ele por MSN. Parece uma coisa fora da realidade, já que estávamos em continentes diferentes.

Uma criança com menos de 10 anos já é viciada por jogo, descobre novidades e se encanta por aquilo. Jovens, adoram.  Bebês que ainda estão na barriga das mães nem precisarão de ensinamento: eles já nascerão sob a influência desse mundo midiático alucinante.


Mas o mais impressionante mesmo é que os idosos também estão se interessando muito. Quando eu fazia um curso de Corel Draw me emocionou a vontade de um senhor para aprender a lidar com o computador, saber entrar na internet e digitar. Os mais velhos também estão preocupados em não ficar para trás, principalmente com relação a um meio tão vasto. Mas isso não acontece só com eles. Hoje as pessoas do mundo estão e precisam estar conectados à rede.  A internet é a alma de muitos trabalhos, negócios e profissões de sucesso. Mas deve ter limites, assim como qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário