sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jeans: uma peça versátil

Karine Figueiredo, Maria Luiza Mattar e Thaís Paiva

Das passarelas às ruas, jeans revela personalidades e tendências no mundo da moda

Abrir o guarda-roupa de uma mulher e não encontrar um jeans em seu vestuário é algo quase impossível. Para as que gostam desse elemento versátil que faz sucesso, nada melhor do que o verão 2010-2011 trazer uma peça-chave para o público feminino: a camiseta jeans.

Os marinheiros da cidade italiana Gênova chamavam as calças de trabalho de ‘’genes’’, uma abreviação do nome do município. Ao pronunciar ‘’genes’’, com o forte sutaque italiano, a palavra acabou se tornando ‘’jeans’’ e assim ficou conhecida em todo o mundo.

O jeans, elemento marcante da inclusão social, surgiu no século XIX, nos Estados Unidos, e foi introduzido na sociedade pelo alemão Levi-Strauss, imigrante judeu que ia para os Estados Unidos vender um produto para os mineradores. A intenção dele era levar lona para fazer tendas e toldos para carroças, porém os trabalhadores desejavam roupas para usarem no trabalho pesado. Por isso, Levi-Strauss levou um mineiro a um alfaiate e o mesmo produziu uma nova calça para o trabalhador. Assim, nasceu o jeans.

Mas essa peça só passou a ser usada dia a dia, no século XX. Em meados da década de 60, ela tornou-se a marca dos jovens e considerada símbolo de incoformismo e liberdade.

O jeans foi levado à passarela por Calvin Klein, na década de 70. Na época, o estilista foi bastante criticado pelos mais conservadores, que defendiam que o jeans era algo transgressor. A campanha publicitária da grife tinha o seguinte slogan: ‘’Você sabe o que há entre mim e minha Calvin? Nada’’. Desde então, Calvin Klein apareceu no mercado da moda com campanhas ousadas e polêmicas. Com o tempo, muitos estilistas começaram a trabalhar com o jeans, pois se tratava de uma peça simples e expressiva. Entre eles, estão Giorgio Armani, Ralph Lauren e Fiorucci.

Na década de 80, os consumidores começaram a desejar mais criatividade na hora de se vestir. Mas foi na década de 90 que o jeans atingiu o auge, pois era apresentado com novas costuras, novas formas de lavagem e novos fios, que deram leveza ao produto.

O jeans atravessou o século XX sofrendo grandes transformações, resistindo às tendências e modismos, propagando estilos e comportamentos e hoje ele é o maior fenômeno já visto na história da moda. Trata-se de uma roupa-memória, uma vez que o tecido carrega a sua história e se deixa envelhecer.

A peça chave para o verão

O que antes era sinônimo de simplicidade, hoje virou sinal de distinção. O jeans proporcionou o direito igual para todos, sem falar na facilidade em combinar com muitas peças de roupas. No caso da camiseta jeans, a estudante de design de moda, Bruna Mancini, afirma que esta peça possui grande aceitação, porque é uma roupa que, geralmente, fica bem em qualquer pessoa. “Tem um ar casual, despojado, mas, com boas combinações de peças em outros tecidos e acessórios de qualidade, compõe um look que pode ser tanto para o dia quanto para a noite”. De acordo com a estudante, esse é o principal objetivo da mulher moderna: estar bem vestida seja qual for a ocasião.

A camisa confere um ar clássico ao visual, por se caracterizar por cortes mais tradicionais. Já o tecido possui um aspecto mais casual, fazendo com que a camisa jeans fique entre esses dois efeitos. Portanto, a versatilidade é a marca principal da peça de roupa, podendo ser usada com elementos mais descontraídos, pela manhã, e com acessórios mais sofisticados à noite.

A estilista e proprietária da franquia Tyrol em Belo Horizonte, Ana Carolina Oliveira, explica que a camisa jeans nunca deixou de ser usada como um item básico. “O que acontece é que ela entra e sai das tendências e dos armários, sempre renovada e com diferentes estilos, lavagens, cores, acabamentos, detalhes e modelagens”. Já o estilista e integrante do Grupo Mineiro de Moda, Renato Loureiro, complementa que a camisa jeans voltou a ser fashion, baseado no retorno dos anos 60 e 70, que continuam sendo revisitados pelos criadores de moda mundo afora.

Nesse verão 2010-2011, a camisa jeans vai receber toques mais modernos, com itens de estilo contemporâneo. Renato Loureiro explica que elas retornam mais estruturadas, bem justas, uma vez que as tecelagens já produzem os índigos com strech. Ela apresenta várias combinações, e Renato conta que gosta delas com shorts ou bermudas coloridas, ou como chemisiê (camisas vestidos). “Mas como a camisa é um básico, fica bem até com a própria calça jeans, desde que modeladas”.

Escolha certa na compra

A dona da loja Brizze Modas, de Belo Horizonte, Joana Eulália, diz que, no geral, são procuradas no verão peças mais leves, de algodão, com estampas suaves. Essas características traduzem a camiseta jeans e mostram o quanto ela está em sintonia com esta estação. “Cada estação tem uma cor específica. Esse ano, é o azul marinho e o rosé”. Para fazer o estoque de roupas, Joana viaja a cada vinte dias para São Paulo, onde compra peças que vai revender para as clientes. Ela explica que muitos donos de loja levam consigo um consultor de moda para facilitar nas melhores escolhas de vestuário, mas não é o que acontece com ela. “Prefiro fazer minhas compras sozinha, pois já conheço o perfil das minhas clientes e sei o que elas vão gostar”, conta.

Mas para que o cliente compre as melhores peças é necessário, algumas vezes, fazer mais. Luci Fernandes é consultora de moda pela ACNM (Associação dos Consultores em Negócios de Moda) há seis anos. O trabalho dela é fazer com que o lojista entenda a moda do momento para encaminhá-lo ao show room (locais de exposição de roupas e acessórios) e encontrar peças que encaixem no gosto dele. Luci conta que há vários show rooms em Belo Horizonte, concentrados principalmente no bairro Prado, e cada cliente tem um perfil de loja que lhe agrada, que varia de acordo com a cidade e público.

Apesar de ser um trabalho interessante e agradável, a consultora lembra que “se trata de, na maioria das vezes, um público feminino, o que torna o trabalho um pouco delicado”. Ela possui 23 clientes e diz que, frequentemente, o cliente quer o que não está na moda em determinado momento.

Camiseta Jeans combina com o que?
Esta é uma peça muito versátil, pois proporciona diversas combinações que são fáceis de usar em
qualquer ocasião. Veja alguns exemplos:


1 – Camiseta jeans com jeans


















2 – Camiseta jeans com calça

















3 – Camiseta jeans fechada com legging


















4 – Camiseta jeans aberta com legging


















5 – Camiseta jeans com short


















6 – Camiseta jeans com saia


















7 – Camiseta jeans com vestido


















8 – Camiseta jeans com casaco


















Jeans também para homem


Não são só as mulheres se preocupam com o vestuário. Os homens estão, cada vez mais, usufruindo da moda. No sexo masculino, as roupas geralmente são marcadas pela monotonia de cores e modelos tradicionais, com detalhes de mudança nas transições de estação. De acordo com a consultora de moda, Luci, não há uma tendência muito marcante para o jeans masculino, já que a maioria dos homens está sempre com a calça jeans acompanhada de uma camisa ou camiseta, o que já é suficiente para estar bem vestido.


Entretanto, de acordo com os desfiles de Paris e Milão, as roupas para o verão 2010-2011 prometem estar mais ousadas. No que se refere ao jeans, a durabilidade e versatilidade são alguns dos atrativos. Neste verão, ele será usado de inúmeras maneiras, remodelado, ajustado, com formas mais largas e soltas do corpo, além da barra virada.


Além de calças e jaquetas, o estilista Renato Loureito afirma que a camiseta jeans também é ícone para o sexo masculino, podendo ser usada em todas as estações. A grande vantagem disso tudo é que não há regras quanto ao seu uso, sendo usada se acordo com o estilo de cada um. Ela pode ser usada com calça jeans, chino, preta, branca, colorida ou xadrez. Além disso, ela pode ser usada por cima da camiseta, ou por baixo de outras peças, como colete e blazer. Algo interessante na hora de se vestir é o contraponto, isto é, se for vestir uma peça de roupa clara, combinar ela com outra peça mais escura.



Roupa é sinônimo de personalidade


As roupas não são apenas vestimentas que protegem o corpo e ajudam a embelezar, mas, assim como os adereços, elas também traduzem identidades pessoais. Assim que uma pessoa se veste ela está comunicando algo, pois as roupas transmitem códigos que evidenciam sentimentos, sensações e atitudes. A estudante de moda, Bruna Mancini, afirma que “a palavra que melhor descreve o conceito de moda é identidade”.


Ela ainda fala que a roupa é mais do que uma vestimenta, ela é um meio de comunicação que se utiliza de uma linguagem não-verbal para se expressar. ‘’A moda é capaz de realçar tanto as características pessoais e psicológicas do indivíduo, como contar a história de um povo ou de uma época’’, explica.


A cor da roupa também diz muito sobre a personalidade da pessoa e pode até refletir de maneira positiva ou negativa no dia a dia. Às vezes imperceptível, mas algumas cores se harmonizam melhor do que outras e demonstram o momento em que o indivíduo se encontra.


O autor Umberto Eco escreveu no ensaio ‘’O Hábito Fala pelo Monge’’ sobre a importância da roupa para cada pessoa. "O vestuário fala. Fala o fato de eu me apresentar no escritório de manhã com uma gravata normal de riscas, fala o fato de substituir inesperadamente por uma gravata psicodélica, fala o fato de ir à reunião do conselho de administração sem gravata".


E como todas as roupas, o jeans também possui uma carga emocional, pois ele é comprado por ser resistente, descontraído e por ser um produto comum entre todos. Assim, o consumidor, ao comprar qualquer tipo de roupa, realiza um desejo, ou seja, age pelo emocional, que retrata a personalidade da pessoa. No jeans, o que muda com o passar do tempo é a maneira de lidar com o tecido, dependendo de como cada um pensa e quer mostrar o próprio corpo.

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