terça-feira, 15 de março de 2011

Estou fora da realidade?

Crônica publicada no jornal Estado de Minas no dia 15 de março de 2011.

Karine Figueiredo

Aluna do 7º do curso de jornalismo do UNI-BH


Hoje me deparei abrindo quatro janelas do Internet Explorer para saber sobre todos os meus meios de comunicação. E fiquei impressionada! Como eu estou ligada à internet por vários canais. Tenho Orkut, Blog, acabei de fazer um Facebook, entro sempre no Twitter e ainda mantenho conta no MSN. É impressionante como a internet se alastrou e ‘’pegou’’ todo mundo. Não conheço quase ninguém que não tenha contato com essas ferramentas. E isso significa que quem não tiver, está fora do mundo.

E todos os dias surgem novidades, notícias, fotos, fofocas, verdades e mentiras na rede. É preciso sempre avaliar o que se vê, ouve ou lê já que a internet também está multifacetada, engloba todas as mídias. Hoje, pela rede, posso ver um filme, escutar uma música, ler um livro e muito mais.

Acredito que apesar de poder conversar nessas diversas plataformas, é preciso cautela. A internet é um vício, porém quem sabe usá-la tem vantagens. E pode usufruir do que ela tem de melhor: a comunicação com milhões de pessoas do mundo inteiro. Isso é fantástico! Como alguém, há cerca de 40 anos, iria imaginar o espaço que essa rede iria ocupar? Quem tinha a ideia de que você poderia falar com uma pessoa que está na Austrália? Isso era impossível e hoje é mais do que banal. Meu primo estava morando lá e eu conversava bastante com ele por MSN. Parece uma coisa fora da realidade, já que estávamos em continentes diferentes.

Uma criança com menos de 10 anos já é viciada em jogos, descobre novidades e se encanta por aquilo. Jovens, adoram. Bebês que ainda estão na barriga das mães nem precisarão de ensinamento: eles já nascerão sob a influência desse mundo midiático alucinante.

Mas o impressionante mesmo é que os idosos também estão se interessando muito. Quando eu fazia um curso de Corel Draw me emocionou a força de vontade de um senhor para aprender a lidar com o computador, saber entrar na internet e digitar. Os mais velhos também estão preocupados em não ficar para trás, principalmente com relação a um meio de comunicação tão vasto. Mas isso não ocorre só com eles. Hoje as pessoas do mundo estão e precisam estar conectadas à rede. A internet é a alma de muitos trabalhos, negócios e profissões de sucesso. Mas deve ter limites, assim como qualquer pessoa.

3 comentários:

  1. Parabéns Ka!
    Quanta ''chiqueza''. Publicação ''só'' no maior jornal de MG e um dos maiores do Brasil.
    É só o começo hein...A estrada é longa e cheia de vitórias!
    Bjo!
    Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Estrelinha,

    Confesso que fiquei muito emocionado quando li sua reportagem. Fiquei pensando: Como minha linda amiga, menina mulher conseguiu colocar com tanta competência palavras que e fizeram entrar no texto?
    Independente de qualquer coisa, você já é uma vencedora. Cumpriu o papel de uma jornalista que é informar, mostrar a verdade e emocionar seus leitores, como eu.

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, Karine. Vamos publicá-lo também no Impressão Online. Bjsss

    ResponderExcluir