quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estou fora da realidade?

Crônica publicada no Caderno D+ do Jornal Estado de Minas no dia 15 de março de 2011.

Hoje me deparei abrindo quatro janelas do Internet Explorer para saber sobre todos os meus meios de comunicação. E fiquei impressionada! Como eu estou ligada a internet por vários canais! Tenho Orkut, Blog, acabei de fazer um Facebook e entro sempre no Twitter, além de ainda possuir o MSN. É impressionante como a internet se alastrou e ''pegou'' todo mundo. Não conheço quase ninguém que não tenha contato com essas ferramentas. E isso significa que se não tiver não existe, está fora do mundo.


E todos os dias surgem novidades, notícias, fotos, fofocas, verdades e mentiras na rede. É preciso sempre avaliar o que se vê, ouve ou lê já que a internet também está multifacetada, ou seja, engloba todas as mídias. Hoje, pela rede, posso ver um filme, escutar uma música, ler um livro e muito mais.

Acredito que apesar de poder conversar nessas diversas plataformas, é preciso cautela. A internet é um vício, porém quem sabe usá-la tem vantagens. E pode usufruir do que ela tem de melhor: a comunicação com milhões de pessoas do mundo inteiro. Isso é fantástico! Como alguém, há cerca de 40 anos, iria imaginar o espaço que essa rede iria ocupar? Quem tinha a ideia de que você poderia falar com uma pessoa que está na Austrália? Isso era impossível e hoje é mais do que banal. Meu primo estava morando lá e eu conversava bastante com ele por MSN. Parece uma coisa fora da realidade, já que estávamos em continentes diferentes.

Uma criança com menos de 10 anos já é viciada por jogo, descobre novidades e se encanta por aquilo. Jovens, adoram.  Bebês que ainda estão na barriga das mães nem precisarão de ensinamento: eles já nascerão sob a influência desse mundo midiático alucinante.


Mas o mais impressionante mesmo é que os idosos também estão se interessando muito. Quando eu fazia um curso de Corel Draw me emocionou a vontade de um senhor para aprender a lidar com o computador, saber entrar na internet e digitar. Os mais velhos também estão preocupados em não ficar para trás, principalmente com relação a um meio tão vasto. Mas isso não acontece só com eles. Hoje as pessoas do mundo estão e precisam estar conectados à rede.  A internet é a alma de muitos trabalhos, negócios e profissões de sucesso. Mas deve ter limites, assim como qualquer pessoa.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sutilmente

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
Quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
Quando eu estiver fogo
Suavemente se encaixe

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti

E quando eu estiver triste
Simplesmente me abrace
E quando eu estiver louco
Subitamente se afaste
E quando eu estiver bobo
Sutilmente disfarce
Mas quando eu estiver morto
Suplico que não me mate, não
Dentro de ti, dentro de ti

Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti
Mesmo que o mundo acabe, enfim
Dentro de tudo que cabe em ti.

Skank

terça-feira, 6 de abril de 2010

Sensação de dever cumprido

É, hoje pela manhã, me senti aliviada com a sensação de dever cumprido. Há umas três semanas estou fazendo curso de Corel Draw e para quem não conhece esse é um programa de diagramação que serve para criar cartazes, banners, cartões, capas de CD, desenhos em geral. É muito interessante e prazeroso.


Começei a fazer o curso, porque como estou trabalhando na Vilma Alimentos, isso foi necessário. Fui contratada para o estágio sem saber que era preciso essa habilitação e quando descobri, fui surpreendida já que eu não sabia nada sobre o programa. Já vi em muitas vagas para estágio a necessidade de ter conhecimento de Corel Draw e aqui deixo minha dica: quem puder faça o curso, porque vai ajudar em muita coisa. No meu caso eu monto um jornal por semana que tem que ser bem diagramado e isso é possível por meio do Corel Draw.

Para mim, mais um conhecimento para acrescentar no currículo, mas além disso foi muito conhecimento de um programa que eu não tinha noção alguma. Todos os jornalistas e estudantes da área deviam ter conhecimento deste programa, porque é muito útil e pode abrir portas para estágios e trabalhos. Ter conhecimento de diagramação facilita muito a entrada em muitos meios de comunicação, como imprensa, assessoria de comunicação e comunicação interna (meu caso).

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Obras que deram certo

Hoje, tenho que admitir, fiquei assustadíssima com a avenida Antônio Carlos. Depois de muitos e muitos dias de obras, quando estava vindo para a aula no UNIBH Campus Diamantina, na Lagoinha fiquei surpreendida com o trânsito. Este que sempre foi um caos nessa avenida, hoje simplesmente não existiu. Cheguei na faculdade por volta de 17h30 e SEM transito. Os carros e ônibus estavam trafegando normalmente. Tenho que parabenizar a prefeitura de Belo Horizonte e o governo de Minas pelo resultado acima do esperado. Uma faixa exclusiva para ônibus nos dois sentidos e quatro para os demais veículos fez com que esse trecho de BH transformasse completamente.


Também não posso negar que essas obras geraram um grandes estresse em todos que estavam circulando pela região, já que alguns dias diversos trechos ficaram fechados. Nossa! E os pontos de ônibus então? Cada dia estava em um lugar, me perdi várias vezes. E tenho certeza que não foi só eu que se sentiu assim. Mas apesar de todo o degaste, o resultado agradou muito. Agora, depois do feriado, foi o momento de ver como essa obras realmente ficaram. Alguns trechos ainda estão sendo modificados, a previsão é que eles sejam concretizados em 45 dias. Só sei que no trecho que eu trafego, tudo está maravilhoso!

O objetivo é que fique livre o trânsito para 85 mil veículos que passam todos os dias na Avenida Antônio Carlos. Seis viadutos e seis pistas foram liberados na terça passada, dia 31 de março. As modificações estão num trecho de 2,2 quilômetros entre o Complexo da Lagoinha e a Rua Operários, no bairro Cachoeirinha, Região Noroeste da capital. Com as obras liberadas, a Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas, Setop, declarou que há uma previsão de redução em 20 minutos do Complexo da Lagoinha até o Anel Rodoviário.

Os moradores de BH e região agradecem!