domingo, 24 de abril de 2011

Acupuntura

Texto publicado no jornal Correio Trespontano (Jornal de Três Pontas) sobre Acupuntura no dia 23 de abril de 2011.


A acupuntura é uma técnica originada da Medicina Tradicional Chinesa, no qual consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo, com o objetivo de se obter diversos efeitos terapêuticos. O termo ‘’acupuntura’’ vem do latim acus e punctura que significa agulha e pontoada, respectivamente.

Esta é uma das mais novas especialidades médicas, por isso muitos profissionais estão buscando conhecimento sobre esta área. A acupuntura é uma técnica aparentemente simples, porém é necessária a análise do indivíduo como um todo, ou seja, mente e corpo devem estar integrados.

Diversos são os benefícios da acupuntura, pois este método é útil em qualquer doença, não importando a sua localização e independentemente do sexo ou idade. Esta prática também diminui do uso de medicamentos ao controlar o equilíbrio do corpo, o que melhora a circulação sanguínea e a resistência do organismo.

A acupuntura ainda representa alívio para quem sofre de dores e inflamações pelo corpo. De acordo com pesquisas, esta prática tradicional da Medicina Chinesa também pode ser eficaz no tratamento de câncer, infecções e doenças crônicas, como sequelas provenientes de um derrame.

Para quem deseja combater problemas psiquiátricos e comportamentais, a acupuntura é essencial. Ela pode controlar a ansiedade, o estresse e a compulsão alimentar.

Estudos recentes apontam novas descobertas em relação as vantagens da prática da acupuntura. Uma delas é que as agulhas são mais eficazes que os medicamentos para tratar pacientes que sofrem com problemas de olfato.

Além disso, muitas pessoas sentem medo quando precisam procurar um dentista e isso tem nome: odontofobia. Para controlar esse distúrbio, a acupuntura atua de forma que menos sedativos sejam ingeridos e que o paciente se sinta mais confortável ao entrar em consultório odontológico.

Outra novidade é que essa técnica também é benéfica para a depressão na gravidez. Muitas mulheres sofrem com esse problema e, de acordo com pesquisas, aquelas que fizeram tratamento com acupuntura conseguiram reduzir os sintomas depressivos em 50%.

Como você viu a acupuntura possui diversas vantagens para quem a pratica. Procure já um especialista e sinta os efeitos positivos desse tratamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário